cartografia da intervenção
val sampaio
artepará 2011

7.10.11

MANGUEIRAS DE BELÉM - Intervenção pública – série “Taxonomia das Árvores”


MANGUEIRAS DE BELÉM
de Val Sampaio (valsampaio@gmail.com )
Intervenção pública – série “Taxonomia das Árvores”


AÇÃO
A intervencão ocorre de duas formas uma física e outra virtual, e começa com ação quando as mangueiras são marcadas fisicamente com numeração e tinta a base d’agua, e ao mesmo tempo a o percurso é demarcado com GPS. As imagens, videos, informações levantados neste percurso estão publicadas e atualizadas no blog da intervenção: http://www.magueirasdebelem.blogspot.com. Estes dados produzidos neste percurso receberão geotags (dados de localização como latitude e longitude) e depois anexadas em mapa que pode ser acessado no blog do projeto.
Na rota das mangueiras os participantes podem caminhar pela rota da intervenção, e abraçar uma, duas, ou todas as árvores que estiverem nesta rota, devem fazer um vídeo, uma foto, e, enviar estes resultados por email (mangueirasdebelem@gmail.com). E, também, fazer um post no blog do projeto com suas informações: nome, hora latitude e longitude, e impressões de sua caminhada. Para participar é necessário ter um celular smartphone com os plugins para enxergar as informações das arvores e video-performance gravadas em QR-Code.
O programa “i-nigma” deve ser baixado e instalado no seu cellular, a camera do celular escanea o código QR-Code fixado em cada árvore, que lhe leva para site com a camada poética e de informação da intervenção.
O acesso aos mapas virtuais e aos vídeos e imagens produzidas nas caminhadas de anotações das árvores, deverá potencializar a intervenção no espaço informacional dos mapas na internet, assim como, uma outra forma de estar com a natureza. Mas, a ação está aberta a a todos que queiram caminhar na trilha das mangueiras. É só seguir o mapa.


Um comentário:

  1. Curiosidade é o que nos move. Quando vi os códigos qr, grudados nas mangueiras, pensei que já fosse o início de uma campanha publicitária de qualquer coisa. então baixei o qr code reader pro meu celular e, para minha surpresa, descubro o blog de vocês. Uma curiosa e instigante iniciativa e que merece ser observada (a princípio) e se possível, colaborar de moda a ajudar na preservação de nossas belas mangueiras.
    Bom trabalho e bom Círio a todos.

    ResponderExcluir